Quando se tem as ferramentas e soluções corretas, os dados terão muitos usos possíveis. Para cada equipe da empresa, é vital saber onde eles são acessados e como protegê-los e mantê-los seguros. Para muitas empresas que contam com suas soluções de infraestrutura de TI, tudo isso é fundamental.
1. Aumento de vendas e identificação de oportunidades futuras
Os dados de vendas mostram o que os clientes compraram e quando. Isso pode fazer previsões mais precisas sobre as atividades de vendas futuras. Dados de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), sites, marketing e mídia social também mostram muitas coisas. Entender a faixa etária, gênero, renda média, tamanho da família e uso da Internet, permite a tomada de decisões mais estratégicas com base em seu público-alvo.
2. Atração, conquista e retenção de mais clientes
Para atrair, conquistar e reter mais clientes, é importante entender quais estratégias são eficazes (ou ineficazes). Sem dados, esse conhecimento pode não estar disponível. Se você não entender suas preferências e hábitos, pode ser difícil transmitir as informações certas para as pessoas certas. Os dados podem mostrar se o trabalho da empresa para melhorar os negócios e a lealdade é eficaz.
3. Melhoria nas operações
Os dados fornecem insights sobre cada estágio das operações e processos, tornando mais fácil diagnosticar fraquezas ou erros. Os dados podem ajudar os operadores a prever várias situações com base nos obstáculos e problemas do passado, desde o melhor resultado possível até o pior imaginável. O trabalho reverso pode ser feito, usando dados para identificar o que está acontecendo e coisas que podem impedir operações e processos, eliminando assim dúvidas e incertezas sobre tentar adivinhar o que está acontecendo ao longo do processo.
Não só isso, mas quando as empresas integram os dados em seus processos operacionais, elas podem operar com mais facilidade e perfeição.
4. Desempenho melhor que a concorrência
Os dados permitem que as empresas entendam melhor as necessidades dos clientes, permitindo-lhes posicionar produtos ou serviços de forma mais estratégica do que seus concorrentes. Por exemplo, eles podem ajudá-lo a determinar quais recursos seus clientes desejam ver no próximo lançamento de produto importante. Com esses insights, você pode garantir que seu público receberá o que deseja quando chegar o dia do lançamento.
Os dados também podem fornecer informações sobre quem está visitando seu site, como suas atividades de marketing são realizadas e quem está comprando seus produtos.
5. Melhoria ou aprimoramento de produtos e serviços
Os dados permitem que as empresas entendam melhor as necessidades dos clientes, permitindo-lhes posicionar produtos ou serviços de forma mais estratégica do que seus concorrentes. Por exemplo, os dados podem ajudá-lo a determinar quais recursos seus clientes desejam ver no próximo lançamento de produto importante. Com esses insights, você pode garantir que seu público receberá o que deseja quando chegar o dia do lançamento. Os dados também podem fornecer informações sobre quem está visitando seu site, como realizar atividades de marketing e quem está comprando produtos.
Não há dúvidas de que atualmente os dados são um tópico em alta nos negócios. Em discussões que vão desde a compreensão do desempenho até a previsão de resultados futuros, eles estão no centro de tudo. Caso tenha interesse de aprofundar na temática e descobrir soluções inteligentes que se enquadra na sua empresa, conte com a gente!