Entenda por que a segurança e compliance de TI são importantes

A influência legal é uma parte importante do sucesso do trabalho de TI. O software e os sistemas técnicos devem manter a conformidade com as leis e práticas atuais de um país. Portanto, é necessário entender por que a conformidade de TI é importante. Conformidade se refere ao ajuste do comportamento dos gestores de tecnologia da informação a todas as diretrizes normativas, decretos, regulamentos e leis aplicáveis a um determinado país ou região. Para alguns profissionais de TI, os conceitos de segurança e conformidade são um tanto confusos. 

Afinal, como criar um plano de segurança abrangente e ao mesmo tempo cumprir as obrigações de conformidade?

Qual é a diferença entre segurança de TI e conformidade?

Para melhor ilustrar esse ponto, segurança de TI refere-se à prática de garantir a proteção, confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos digitais de uma empresa. Um plano de segurança eficaz é um plano que compreende totalmente as necessidades da organização e implementa medidas de controle físico, técnico e administrativo adequadas para atingir esses objetivos. O sistema de segurança segue as melhores práticas do setor para repelir invasores que tentam prejudicar a empresa ou reduzir as perdas após ataques bem-sucedidos.

Embora essas proteções ainda sejam necessárias, as estratégias adotadas pela segurança de TI de hoje são muito mais complexas do que os antigos controles técnicos. Ameaças como engenharia social, execução remota de código e backdoors criados por fornecedores exigem que os profissionais de segurança sejam mais diligentes e proativos. Portanto, podemos dizer que segurança de TI refere-se ao uso de determinadas medidas para fornecer a melhor proteção aos ativos digitais de uma organização.

Mesmo que a conformidade seja semelhante à segurança no sentido de que ambos protegem os ativos digitais da empresa, a conformidade levanta uma questão diferente: ela se concentra em requisitos de terceiros, como governo, estruturas de segurança ou clientes contratuais. Em suma, a conformidade de TI é o processo de atender aos requisitos de segurança digital de terceiros para poder conduzir as operações de negócios em um determinado mercado ou cliente.

Quais leis devem ser seguidas para conformidade de TI?

A HCF Network Tecnologia é responsável por ajudar as empresas a adotar soluções de TI que atendam a todos os requisitos legais, como o uso de novas tecnologias, ferramentas de prevenção de fraudes, políticas e segurança de dados. 

As empresas que operam no Brasil devem considerar várias leis para conformidade de TI, como: estrutura civil da Internet, evidências eletrônicas, escritório doméstico e lei de teletrabalho, lei de software, lei anticorrupção, lei de direitos autorais e a nova Lei Geral de Proteção de dados (LGPD).

Caso necessite de uma consultoria de TI que trabalhe segundo as normas brasileiras de compliance, entre em contato com a HCF Network Tecnologia. Nossos especialistas são treinados para desenvolver soluções que atendam a todas as leis e regulamentações vigentes no país. Agende uma reunião conosco.

Fernando Leite

Co-Chief Executive Officer na HCF Network Tecnologia

Deixe uma resposta