VPN é a sigla em inglês para “Virtual Private Network”. Como o nome sugere, funciona criando uma rede de comunicação entre um computador e outros dispositivos, que restringe o acesso a quem possui as credenciais necessárias. Ou seja, pode-se entender a VPN como uma forma de construir uma ponte entre diferentes dispositivos através da Internet, para que os dados de comunicação trocados entre eles permaneçam criptografados e mais seguros, pois sua interceptação torna-se mais difícil.
Qual é a utilidade da VPN?
Devido à criptografia de dados, esse tipo de rede tem a função de conectar dois computadores via Internet para proteger as informações trocadas entre eles. Para aplicativos domésticos, uma VPN pode permitir que você navegue na Internet anonimamente para acessar serviços e conteúdo que não estão disponíveis em seu país / região. Ou seja, mesmo que você more no Brasil e use a Internet em casa, uma Virtual Private Network fará com que os sites pensem que você está nos Estados Unidos, por exemplo, por causa do seu endereço IP.
Essa abordagem é útil para visualizar conteúdo na web que não está disponível no Brasil por vários motivos. Por exemplo, usando uma boa VPN, você pode usar sua conta para navegar no catálogo norte-americano da Netflix e ver vídeos do YouTube que foram banidos do Brasil.
Do ponto de vista comercial, os computadores podem ser conectados por meio de cabos ou através da criação de links proprietários distribuídos por satélite. Mas, em geral, embora esses métodos sejam mais seguros, eles também são mais caros.
Quem usa VPN?
Embora esse método tenha se tornado popular recentemente, sua aplicação mais comum é em ambientes corporativos. Por exemplo, as empresas que precisam conectar suas filiais na mesma rede construirão VPNs para que os dados possam ser trocados entre seus computadores de forma segura e barata.
Outra aplicação comum em empresas é a prática de conectar funcionários e permitir “escritórios domésticos”. Por meio da Virtual Private Network, os funcionários podem acessar remotamente os serviços de rede da sua empresa e informações confidenciais. Como a VPN é baseada na Web, a única coisa que os funcionários precisam é um computador e uma conexão geral com a Internet.
Qual é a vantagem ?
Uma rede Virtual Private Network permite uma troca de dados mais segura entre os dispositivos finais conectados a ela (computadores, telefones celulares, tablets, etc.).
Em países com governos autoritários que censuram a Internet, o uso de VPN permite que seus cidadãos acessem o conteúdo censurado com uma certa margem de segurança. Se você usa a Internet com frequência em redes Wi-Fi públicas, uma VPN pode garantir que seus dados não sejam interceptados pelo administrador da rede.
Outro benefício dessa tecnologia é a capacidade de ocultar sua localização geográfica real, bem como a capacidade de impedir que os provedores atribuam seu perfil de uso de rede.
Quais programas posso usar?
Com navegadores de Internet comuns, existem várias maneiras de usar VPNs. Existem sites que executam o serviço, bem como extensões e plug-ins que criam redes anônimas sem o menor esforço.
No Chrome, Hello é uma das opções mais populares para fazer este trabalho. Outros softwares que funcionam com qualquer navegador são IPVanish, Astrill e Private Internet Access (com bom suporte para iOS e Android). Eles são todos gratuitos e fáceis de usar.
Se você deseja criar uma VPN para usar no seu celular, por exemplo, a lista de aplicativos é enorme. No Android, VyprVPN, FinchVPN e FlashVPN são os mais bem avaliados na Google Play Store. Todos são gratuitos (mas oferecem taxas de assinatura mensal ou anual, dando a você acesso a recursos melhores).
No iOS, as melhores opções, de acordo com o ranking do Melhor site de VPN, são: IPVanish, ExpressVPN, VYPR VPN, Invisible Browsing VPN e Private Internet Access, mencionados acima.
Você pode configurar uma VPN?
Você mesmo pode implementar e ajustar sua VPN. Além de todas as vantagens de preservar sua privacidade na internet, esta facilidade permite que você acesse seus arquivos remotamente, de qualquer lugar do mundo (desde que tenha seus roteadores e computadores ligados em casa ou empresa).
Para fazer isso, você precisa de algum conhecimento da infraestrutura de rede e terá que escolher se deseja alugar um servidor ou construir um servidor doméstico ou empresarial. Ao optar por algum destes servidores, você pode ter sua VPN instalada e funcionando.