Se você é alguém conectado ao mundo digital e às tecnologias atuais, já deve ter ouvido falar em Big Data. Afinal, esta área do conhecimento tem dominado a atividade de empresas de diversos setores e contribuído de forma significativa para os seus resultados. Para saber mais sobre o conceito e como aplicá-lo em sua organização, siga este artigo até o fim.
O que é Big Data?
Em outras palavras, Big Data é o esforço para extrair informações de um grande volume de dados. Mas não apenas para extrair, mas para lhes dar sentido e, com isso, orientar estratégias e ações.
O conceito e sua história
Pode não parecer assim, mas o conceito de Big Data é relativamente antigo. Afinal, não é nada novo para os sistemas processarem uma grande quantidade de dados.
Se você voltar na sua memória, você se lembrará de quando os britânicos criaram uma máquina para decifrar os códigos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, com a invenção, milhares de mensagens eram decodificadas em segundos. Em outras palavras, este conceito já estava em uso. No entanto, só em 1997 o termo foi usado pela primeira vez. Mas saiu oficialmente em 2005, com a publicação de um artigo de Roger Magoulas, que trabalhava na O’Reilly Media. Magoulas também foi um dos responsáveis pelo nascimento do conceito de Web 2.0.
Qual é a importância?
Big Data não é apenas uma ferramenta de volume de dados. Na verdade, é um mecanismo de análise estratégica. Porque, ao coletar, organizar e interpretar os dados obtidos, é possível adquirir conhecimentos importantes sobre um grande número de tópicos. Por exemplo, nas empresas, o processo permite a identificação de oportunidades de negócios.
O Big Data é tão importante que em 2020 deve concentrar boa parte dos investimentos das organizações que se dedicam à transformação digital. Pesquisa realizada pela AVEVA, empresa especializada em softwares industriais e de engenharia, entrevistou 1.20 executivos de todo o mundo. O estudo constatou que Inteligência Artificial, Cibersegurança e Projetos de Engenharia são as prioridades do cenário de negócios para este ano. O foco está na análise de grandes quantidades de dados. A inteligência artificial foi mencionada por 75% dos entrevistados. Em seguida, vem a realidade aumentada (6%), realidade virtual ou mista (60%) e processamento de Big Data (59%).
Big Data: o 3 Vs
O conceito de Big Data considera três pilares principais. São eles:
* Volume
Não se trata de dados individuais e impassíveis. Tem um grande volume e, de fato, tem relevância e peso para a tomada de decisão.
* Velocidade
Por se tratar de volumes elevados, a velocidade de coleta, organização e análise deve ser proporcional. Caso contrário, seria um esforço que as informações recentes não poderiam justificar. Ou seja, existe o risco de perseguir sempre a perda.
* Variedades
Em Big Data, os dados não têm uma única fonte. Na verdade, a complexidade está em receber dados de diferentes lugares, muitas vezes em formatos diferentes, e em extrair deles informações valiosas. Também é importante dizer que estes são os principais pilares do Big Data, mas não os únicos. As correntes modernas defendem a existência do 7 Vs, agregando à lista: valor, veracidade, visualização e variabilidade.
Como funciona o Big Data?
Para que os dados se tornem informações inteligentes, é necessário seguir um ciclo que consiste em três ações principais:
1. Integrar
O primeiro passo é integrar as fontes de dados e extrair o volume existente. No momento, os dados ainda não foram refinados.
2. Gerenciar
Em seguida, na fase de gerenciamento, inicia-se a organização e o processamento, para que os dados passem para a próxima fase, a de análise.
3. Analisar
Aqui é onde os dados são realmente compreendidos. Uma análise muito detalhada, com uma compreensão das configurações e padrões, permite respostas úteis e expressivas.
Como as pequenas e médias empresas podem usar Big Data?
Acreditar que apenas gigantes e líderes de mercado podem explorar Big Data, você pode se surpreender com as informações a seguir. Porque as pequenas e médias empresas também podem se beneficiar dessa prática. Sem dúvida, o mais importante é entender melhor o comportamento de seus clientes. Permite a tomada de medidas para melhorar a eficiência dos processos, reduzir custos e identificar oportunidades. A chave do processo é entender o valor dos dados disponíveis. Tudo o que você sabe sobre seu público, por exemplo, pode ser usado para avaliar a estratégia, tanto em termos de sua oferta quanto da forma como ela é realizada.
Como você pode usar Big Data na sua empresa?
Está pensando em usar Big Data para o seu negócio? Agora veja como você pode aplicá-lo em diferentes áreas.
Marketing
Colete e analise os dados de seus clientes. Entenda seus hábitos, como a frequência com que fazem compras. A partir daí, crie ações personalizadas com base no que você aprendeu.
Controle de qualidade
Dados gerados pelo processo para identificar problemas de fabricação. Os testes preditivos podem ajudar a prevenir possíveis avarias.
Finance
Implementar para controlar orçamentos e alocar melhor os recursos disponíveis. Desta forma, você evita uma gestão financeira inadequada e possíveis tentativas de fraude interna.
Melhores Práticas
Permite uma variedade de usos com base no desempenho, indústria e objetivos de negócios. No entanto, existem práticas que são fundamentais em qualquer tipo de negócio.
Utilize Big Data para:
- Entender melhor o mercado em que atua e antecipar tendências
- Conheça exatamente o seu público-alvo e proponha soluções adequadas
- Otimize seus processos para reduzir riscos e procedimentos desnecessários.