Computadores infectados na mesma rede, ficam mais vulneráveis?

Suponhamos que os computadores A e B naveguem na mesma “rede A”. E hipoteticamente o computador A visitou alguns sites maliciosos e se infectou com um vírus, nesse caso a pergunta é:

O computador B também é vulnerável a ataques? 

Infelizmente a resposta é, sim! Os computadores da mesma rede ficam mais vulneráveis a um ataque Hacker quando outro dispositivo ou computador conectado à mesma rede. No entanto, o grau de vulnerabilidades varia muito, tanto que em alguns caso pode até ser ignorado.

Em outras palavras, não é porque um dispositivo na rede é atacado, que o outros dispositivos são inevitavelmente atacados. Mas a oportunidade é maior!

Para não apenas discutir hipóteses, vejamos algumas situações reais:

  • Existem algumas tecnologias de rede doméstica, incluindo “Internet das Coisas” e streaming para dispositivos como TVs e alto-falantes, dependendo da proximidade de outros dispositivos ou conexões de rede internas. Se o dispositivo foi infectado, os hackers podem usar esses métodos para atacar.
  • Roteadores ou pontos de acesso Wi-Fi geralmente bloqueiam o acesso externo e só permitem que os computadores da rede interna modifiquem suas configurações. Os criminosos podem usar o acesso à rede interna para adulterar as configurações desses dispositivos e interferir na conexão de todos os dispositivos com a Internet, como redirecionar a navegação para páginas falsas.
  • Depois de ter alcançado um computador na rede, o compartilhamento de arquivos do Windows pode ficar vulnerável.
  • Nas empresas, os computadores geralmente possuem tecnologia de gerenciamento remoto para facilitar o gerenciamento do sistema. Para quem acessa o sistema de fora, essas funções costumam ficar bloqueadas, mas você pode liberá-las quando já as tiver dentro da rede. Existem mecanismos para mitigar esse risco, mas devido ao trabalho de configuração, muitas empresas não os utilizam.

Considerando a situação acima, que medidas podem ser tomadas para reduzir o risco? 

A situação ideal, são medida preventiva para melhor evitar que qualquer dispositivo da rede seja contaminado por vírus. No entanto, existem outras coisas que podem ajudá-lo:

  • Configure o perfil de rede do Windows corretamente: Se você não estiver usando o compartilhamento de arquivos ou impressão em rede do Windows, deverá definir o perfil de rede como “público”, mesmo em sua rede doméstica. O compartilhamento de arquivos permite a transferência e o acesso direto de arquivos entre dois computadores; manter a rede “pública” não o impedirá de usar o armazenamento em nuvem ou outros recursos de compartilhamento, mas pode não ser possível usar impressoras com acesso Wi-Fi.
  • Modifique a senha do seu roteador de Internet: Muitos criminosos não realizarão ataques sofisticados que contornem a senha personalizada do roteador. Portanto, alterar a senha do roteador pode evitar que esses ataques se espalhem. Infelizmente, o procedimento de alteração de senha é diferente para cada modelo e você deve consultar o manual do dispositivo. Se ainda tiver dúvidas, procure ajuda do provedor de Internet (se você já obteve o equipamento do provedor) ou procure suporte técnico do fabricante (se for adquirido no varejo).
  • Desative a opção “Acesso confiável” em dispositivos IoT: Alguns dispositivos têm a opção de permitir o acesso automaticamente por computadores na mesma rede, eliminando a necessidade de uma senha. Se você estiver preocupado com ataques na mesma rede, deverá desativar essas opções.

A instalação de atualizações de software (ou “firmware”) é essencial para colmatar defeitos conhecidos no dispositivo.

Outros computadores na rede interna têm maior probabilidade de explorar muitas vulnerabilidades, portanto, ter um dispositivo atualizado pode ser a diferença entre um ataque limitado a um único sistema e outro ataque que interrompe completamente a rede.

Em casa, você deve ter cuidado com os roteadores e dispositivos da “Internet das Coisas”, como câmeras IP e outros dispositivos. Para sua comodidade, você pode conceder acesso a qualquer dispositivo na mesma rede sem uma senha. O ideal é manter esses dispositivos atualizados e configurados para que sempre exijam uma senha.

Em uma empresa, a configuração correta da rede para minimizar o impacto da intrusão é um grande desafio e requer atenção dos profissionais. Conte sempre conosco para te ajudar com toda segurança necessária em seu negócio.

Fernando Leite

Co-Chief Executive Officer na HCF Network Tecnologia

1 comentário até agora

Sistcom sistema comercialPublicado em 8:36 pm - set 24, 2021

Ótimo site!
Desejo-lhes sucesso.

Deixe uma resposta